terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um desabafo sobre a minha saúde



Na minha última sessão de psicóloga, ela propôs-me falar com o meu médico de família para eu tomar um antidepressivo de modo a estabilizar as minhas emoções e dessa maneira haver menos compulsão alimentar. Inicialmente fiquei bastante contente com a ideia, até porque, já tinha lido alguns artigos científicos onde comprovam a eficácia da terapia comportamental e medicamentosa no tratamento do binge eating. Mas depois de falar com o médico fiquei um pouco apreensiva. Ele não discordou completamente da ideia dos antidepressivos, mas falou para fazer analises, tentar controlar e prever os episódios de compulsão com um ansiolítico e depois então logo se via. Falou-me também do cuidado que se tem que ter aquando da toma desses medicamentos. E aí, pensei que afinal se calhar não era assim uma ideia tão boa. É que eu sempre pensei que os inibidores da recaptação da serotonina não causavam dependência e tinham grandes vantagens.

Peço desculpa às pessoas que lerem isto e não estão tão à vontade com o tema. Eu passo a explicar. A serotonia é, digamos assim, responsável pelo nosso prazer e boa disposição. Está provado que esta, está diminuída em indivíduos depressivos e ansiosos. Os inibidores da recaptação da serotonina são uma "nova" classe de medicamentos no tratamento da depressão, ansiedade, entre outras. São também menos agressivos que os outros até então.

Já tive alguns episódios mais ansiosos e depressivos na minha vida, tanto que em tempos andei a tomar um ansiolítico e outro medicamento que baixava a frequência cardíaca e pressão arterial (diminuindo assim a ansiedade), eu com o passar do tempo fui tentando fazer o desmame e agora só tomo de vez em quando quando me sinto mesmo mal. A questão aqui, e que me deixa um pouco com medo é que eu sei que vai começar um novo ano letivo de bastante trabalho e preocupações e aí já me vai ser complicado gerir o meu dia-a-dia e o stress da escola, quando mais a compulsão alimentar. Tenho bastante receio disso.
Por agora, as análises são para a semana!

6 comentários:

  1. Olá Ana!

    Eu acho que terias vantagem em tomar algum medicamento que te ajudasse a lidar melhor com esta fase menos boa. Se o médico de família é da opinião que beneficiarias mais da utilização de um ansiolítico e se confias nele então eu acho que é a melhor opção ;) Como tu disseste até já o fizeste, e conseguiste fazer o desmame ;) Tens de pesar os benefícios e as desvantagens ;)

    Beijinhos e boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é o que vou fazer. Obrigada pelo conselho Joana.
      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Eu concordo com a opinião da Joana. Se o médico aconselha e recomenda então eu acho que só te irá ajudar nestes momentos de stress e ansiedade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana :)
    Muito obrigada pelas tuas palavras de apoio e incentivo.
    Vou seguir o teu blogue.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana :)
    Sou nova por aqui, e gostei do blog.
    Eu não sou contra o recurso a medicamentos que nos ajudem, nada disso, mas sou mais a favor de tentar levar tudo pela via natural.
    Quanto menos brincarmos com o nosso sistema melhor e talvez consigas controlar isso através de uma boa alimentação e ginásio(?).
    Eu acredito que o equilibrio é o mais importante, não podemos dar ao corpo o que ele pede, mas se dermos o certo ele agradece e compensa-nos, a serotonina também chega por outras vias que não a comida e os medicamentos.
    Em vez de ansiolíticos tentaria recompor-me, agarrar-me às pessoas à minha volta e usar o dinheiro dos medicamentos nas semanas de ginásio. Quando andamos mais activas os problemas tendem a parecer menores.

    É apenas a minha opinião caso eu estivesse na tua situação :)
    Mais uma vez te digo que não sou contra a nada disso, mas prefiro e acho que resulta melhor um reajuste natural através de um comprometimento nosso :)

    Quanto às aulas, não dês tanta importância nem faças um bixo de sete cabeças, na verdade ( e tu sabes bem ) há montes de pessoas a passar por isso e sobrevivem :)
    Se banalizares a situação vais passar por ela melhor, se pensares que é passageira e que tudo irá estabilizar mais cedo ou mais tarde melhor. Não paniques tá? :P

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela ajuda. Contudo, isto é uma situação de à bastante tempo e vem acompanhada de muita ansiedade e mau estar porque como podes saber, a obesidade nunca vem sozinha. E há certos pensamentos tão automáticos na nossa cabeça que n nos apercebemos deles e às vezes são difíceis de combater.
      Mas eu concordo plenamente contigo, sou a favor do equilíbrio e é a favor disso que ando a lutar.
      A minha vida neste momento é andar sempre de um sítio para o outro em estágios, acaba por impossibilitar algumas coisas.
      Obrigada pelo comentário e podes ter a certeza que vou tê-lo em consideração.
      beijinho

      Eliminar